Rejeitando as coisas más
1 * Denn ich will euch nicht in Unkenntnis [darüber] lassen, Brüder, da[ß] unsere Väter alle unter der Wolke waren und alle durch das Meer [hin]durchgezogen sind
2 und alle in Mose in der Wolke und im Meer getauft wurden;
3 auch aßen alle dieselbe geistliche Speise,
4 und alle tranken dasselbe geistliche Getränk; denn sie tranken aus [dem] geistlichen Felsen, [der] folgte. Der Felsen aber war der Christus.
5 Doch an der Mehrzahl [von] ihnen hatte Gott kein Wohl[gefallen]; denn sie wurden in der Wüste niedergestreckt.
6 Diese sind [für] uns [warnende] Vorbilder geworden, damit wir [uns] nicht [nach] Üblem gelüsten lassen, wie es jene gelüstete.
Qual a diferença entre as virgens prudentes e as loucas? Entre os lavradores bons e os maus? O que distinguiu os israelitas no deserto, para que alguns fossem aceitos por Deus e outros não?
Todos eles presenciaram os mesmos milagres: as pragas que atingiram o Egito, mas não Israel; o mar se abrindo diante de seus olhos; a nuvem durante o dia, a coluna de fogo à noite; o maná caindo todas as manhãs; as águas amargas tornando-se doces; e a água saindo da rocha seca. Poderíamos citar ainda muitas outras experiências sobrenaturais, como o rosto de Moisés resplandecente após estar com Deus (Êxodo 34:29).
A diferença estava na forma como cada um respondeu a tudo isso. Alguns receberam com fé o que Deus fazia por eles. Outros, com o coração endurecido e a mente fechada, fixaram-se apenas nas dificuldades do deserto e se tornaram murmuradores contra Deus e contra Moisés (Números 14:27).
Quando o coração do ser humano se fecha para as coisas de Deus, ele se torna espiritualmente cego. Mesmo diante de milagres e sinais, não consegue perceber a glória de Deus se manifestando.
Deus se alegra com um coração puro, que reconhece e se maravilha com o que Ele faz. Mas rejeita, sem hesitação, o coração murmurador e a língua que blasfema (Êxodo 16:20).
Sejamos gratos por tudo o que Deus tem feito por nós!
Deus lhe abençoe!
“Somos maus, por causa da nossa natureza pecaminosa. Mas temos liberdade em Cristo para dizer não àquilo que desagrada a Deus.”
— Aureliano Jr.
ORE: Deus Santo, dá-nos resistência, pelo teu Espírito Santo, para rejeitarmos tudo aquilo que é contrário à tua vontade. Amém.
Atletismo espiritual
23 Alles aber tut ich um des Evangeliums willen, damit ich dessen Mitteilnehmer werde.
24 Wißt ihr nicht, da[ß] die Läufer i[m] Stadion zwar alle laufen, aber [nur] einer den Kampfpreis erhält? Lauft [nun] so, daß ihr [ihn] ergreifen könnt!
25 Jeder Wettkämpfer ist [in] allem enthaltsam: jene nun, damit sie [einen] vergänglichen Kranz erhalten mögen, wir dagegen [laufen für einen] unvergänglichen.
26 Daher also laufe ich nicht wie [ins] Ungewisse; [vielmehr führ]e ich [den] Faust[kampf] so, [daß ich] nicht [in die] Luft schlage,
27 sondern ich verbleue [gleichsam] meinen Körper und führe [ihn in die] Sklaverei, damit ich nicht etwa anderen [das Evangelium] herolde [und dabei] selbst unbewährt bin.
Paulo mais uma vez lança mão de uma magistral comparação para associar a pregação do Evangelho ao esforço e perseverança de quem desempenha este indispensável ministério para o crescimento da igreja do Senhor Jesus Cristo. Ele demonstra, com essa didática aplicação, que Deus não poupará os seus filhos de nenhum esforço no trabalho que devem desempenhar em prol do seu Reino (Mateus 10:1-15).
A pregação do Evangelho de Cristo Jesus é um esforço sobrenatural, que, por meios meramente humanos, tornar-se-ia impossível de ser implementado. Esse esforço começou com o próprio Senhor Jesus, que não tinha nenhuma outra ocupação no seu ministério, senão buscar e salvar o que se havia perdido (João 4:34).
O esforço de Jesus para resgatar vidas é exemplar para a sua igreja, porque nem sempre ele logrou êxito na pregação. De fato, ele veio para os seus, mas os seus não o receberam. Jesus sofreu grande oposição, e foi duramente perseguido pelos religiosos e nobres da época. Mas, as vidas que foram por ele tocadas, recebendo o dom da vida eterna, foram motivadores para que ele fosse até ao fim no intento de se sacrificar pelos que nele creram (João 13:1).
Somos atletas de Deus! Devemos lutar pela coroa da vida (Apocalipse 2:10)!
Deus lhe abençoe!
"Há homens que lutam um dia, e são bons; há os que lutam muitos dias, e são muito bons; há os que lutam um ano, e são melhores; Porém, há os que lutam toda a vida; Esses são os imprescindíveis" (Eugen Berthold Friedrich Brecht).
ORE: Pai, Sabemos pela tua Palavra que anunciar o teu Reino demanda esforço e perseverança, que serão graciosamente recompensados por ti na eternidade. Dá a tua graça, para que cumpramos a nossa missão, sem desanimar. Amém.
O evangelho e a sabedoria
O evangelho e a sabedoria
19 Denn [wiewohl ich] allen gegenüber frei dastehe, habe ich mich selbst allen versklavt, um die Mehrzahl [von ihnen zu] gewinnen.
20 So wurde ich den Juden [ein] Jude, damit ich [die] Juden gewinne; denen unter [dem] Gesetz [wurde ich] wie [einer] unter [dem] Gesetz ([wiewohl ich] selbst nicht unter [dem] Gesetz bin), damit ich die unter [dem] Gesetz gewinne.
21 Denen ohne Gesetz [wurde ich] wie [einer] ohne Gesetz ([wiewohl ich] nicht ohne Gesetz [vor] Gott bin, sondern gesetz[mäßig unter] Christus), damit ich die ohne Gesetz gewinne.
22 Den Schwachen wurde ich wie [ein] Schwacher, damit ich die Schwachen gewinne. Allen [gegenüber] bin ich alles geworden, damit ich [auf] jeden [Fall] einige rette.
Paulo era um grande estrategista do evangelho. No entanto, ele não utilizava suas estratégias para suavizar a Verdade de Deus. Apenas fazia uso de recursos que facilitassem a compreensão do plano de salvação, direcionados àqueles que, por estarem cegos em seus entendimentos, necessitavam de meios esclarecedores para entender o propósito de Deus para suas vidas (Atos 16:30).
O evangelho não pode ser maquiado a ponto de se tornar irreconhecível, ainda que pareça mais “atraente”. A Verdade não precisa de subterfúgios, nem de tergiversações para ser bem recebida. Ela necessita apenas de alguém que, cheio da virtude e da sabedoria do Espírito Santo, a anuncie, e de corações sedentos de Deus, dispostos a compreendê-la (Romanos 10:14).
Pregar o evangelho exige unção, graça e poder — virtudes que só podem ser concedidas pela ação do Espírito Santo em nós. Contudo, exige também sabedoria, a qual é concedida, sem medida nem restrição, àqueles que a pedem sinceramente a Deus (Tiago 1:5).
Essa sabedoria, porém, não se confunde com palavras rebuscadas, discursos eruditos ou linguajar sofisticado. Trata-se da capacidade de comunicar a Verdade de Deus com mansidão, clareza e a boa intenção de um coração sincero (1 Pedro 3:15).
Preguemos o evangelho! E façamos isso com sabedoria!
Deus lhe abençoe!
“Deem-me cem pregadores que não temam nada, a não ser o pecado, e não desejem nada, a não ser Deus, e eu não darei a mínima atenção ao fato de serem eles ministros ou leigos; sozinhos abalarão as portas do inferno e implantarão o Reino dos Céus na terra.” - John Wesley
ORE: Deus Sábio, ensina-nos a anunciar o evangelho de Cristo Jesus com sabedoria, para que voltemos das nossas pregações com muitas almas para o Teu Reino. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.