Mantendo a chama sempre acesa
10 El sacerdote se pondrá su vestimenta de lino, y se vestirá pañetes de lino sobre su carne; y cuando el fuego hubiere consumido el holocausto, apartará él las cenizas de sobre el altar, y pondrálas junto al altar.
11 Después se desnudará de sus vestimentas, y se pondrá otras vestiduras, y sacará las cenizas fuera del real al lugar limpio.
12 Y el fuego encendido sobre el altar no ha de apagarse, sino que el sacerdote pondrá en él leña cada mañana, y acomodará sobre él el holocausto, y quemará sobre él los sebos de las paces.
13 El fuego ha de arder continuamente en el altar; no se apagará.
Sabemos que todas as cerimônias mosaicas, com suas liturgias e paramentos, eram ricas em simbolismos que remetem ao sacrifício de Cristo Jesus e ao relacionamento dele com a Sua igreja. Eram sombras que prefiguravam a chegada da Luz, por meio de Cristo. A cerimônia do holocausto simbolizava diretamente o sacrifício de Cristo e, por extensão, o sacrifício que cada cristão deve realizar em si mesmo, agora sem derramamento de sangue, uma vez que o sangue de Jesus já nos purificou de todo pecado (1 João 1:7).
Nesse sacrifício, um detalhe importante deve ser destacado: a chama que estava acesa sobre o altar não podia ser apagada. Não era apenas uma ordem, mas um decreto taxativo de Deus. Os sacerdotes deveriam empenhar-se em alimentar o fogo com lenha constantemente, para que a chama estivesse sempre acesa diante do povo e aos olhos do Senhor (Hebreus 12:29).
Essa chama aponta diretamente para a necessidade de mantermos sempre aceso em nós o fogo do Espírito Santo, preservando viva a nossa comunhão com Deus, sem permitir que a frieza, o cerimonialismo ou um culto litúrgico vazio dominem o nosso serviço a Ele. Não podemos descuidar a ponto de deixar que o fogo no altar do nosso coração se apague, tornando o Espírito Santo um intruso em nossa vida (Hebreus 13:10).
Deus lhe abençoe!
“Não é suficiente ter a lenha, não é suficiente ter o altar, não basta ter o sacrifício. Precisamos do fogo! Oh, fogo de Deus, desce novamente sobre nós! Faça-nos arder, Senhor! Inflama-nos totalmente!” (John Wesley)
ORE: Senhor, nós somos os teus altares, e nós somos o sacrifício vivo, santo e agradável a Ti. Acende em nós o fogo do Teu Espírito Santo! Amém.
Fazer o que Deus ordena
Obediência a Deus é essencial. A Lei de Moisés exemplifica essa obediência, culminando na expiação pelo pecado. Jesus Cristo restaura.
O milagre que a fé alcança
12 ¿No es esto lo que te hablamos en Egipto, diciendo: Déjanos servir á los Egipcios? Que mejor nos fuera servir á los Egipcios, que morir nosotros en el desierto.
13 Y Moisés dijo al pueblo: No temáis; estaos quedos, y ved la salud de Jehová, que él hará hoy con vosotros; porque los Egipcios que hoy habéis visto, nunca más para siempre los veréis.
14 Jehová peleará por vosotros, y vosotros estaréis quedos.
15 Entonces Jehová dijo á Moisés: ¿Por qué clamas á mí? Di á los hijos de Israel que marchen.
16 Y tú alza tu vara, y extiende tu mano sobre la mar, y divídela; y entren los hijos de Israel por medio de la mar en seco.
Na iminência de receberem o livramento de Deus, e após testemunharem a Sua ação sobre o Egito com o derramamento das pragas que obrigaram o líder da nação a permitir que partissem, o povo de Deus, ainda com esses milagres frescos na memória, murmurou diante do fato de estar diante de um grande mar. Moisés praticamente teve que mandá-los calar a boca e deixar que Deus lutasse por eles. Na prática, aquele falatório descontrolado demonstrava a falta de fé daquelas pessoas (Judas 1:16).
A resposta de Deus foi surpreendente: “Por que clamas a mim?”. As Escrituras nos conclamam a orar sem cessar e a buscar ao Senhor em todo o tempo; porém, naquele momento específico, Deus praticamente indicou que não era hora de orar, mas de agir: “Dize aos filhos de Israel que marchem”. E, diante da ação ordenada a Moisés, Deus abriu o Mar Vermelho em duas partes, e o povo passou milagrosamente entre duas colossais colunas de água (Êxodo 10:13).
Mas será que era exatamente isso que deveria acontecer? Parece que não. A ordem de Deus a Moisés foi tão taxativa e direta, que o que Ele realmente pretendia, talvez, fosse que o povo continuasse marchando por cima das águas, até chegar à outra margem! Foi isso que Jesus demonstrou séculos depois, quando andou sobre as águas (Mateus 14:25-30).
Portanto, diante das impossibilidades, nunca murmure. Deus pode fazer muito mais além do que pedimos ou pensamos.
Deus lhe abençoe!
"Nossa incredulidade é a única coisa que impede Deus de nos satisfazer larga e abundantemente com todas as coisas boas." (João Calvino)
ORE: Pai, livra-nos da incredulidade. Ajuda-nos a crer que tu sempre és capaz de fazer muito mais além do que pedimos ou pensamos. Amém.
Qual a chance disso dar certo?
2 La cual concibió, y parió un hijo: y viéndolo que era hermoso, túvole escondido tres meses.
3 Pero no pudiendo ocultarle más tiempo, tomó una arquilla de juncos, y calafateóla con pez y betún, y colocó en ella al niño, y púsolo en un carrizal á la orilla del río:
4 Y paróse una hermana suya á lo lejos, para ver lo que le acontecería.
5 Y la hija de Faraón descendió á lavarse al río, y paseándose sus doncellas por la ribera del río, vió ella la arquilla en el carrizal, y envió una criada suya á que la tomase.
Existem momentos na vida em que as circunstâncias parecem tão extremas que não há solução à vista. Como imaginar que uma criança, nascida em um tempo em que o imperador decretou a morte de todos os meninos da sua faixa etária, pudesse sobreviver? Essa criança, escondida pela mãe, impedida de chorar para não ser descoberta, acabou sendo colocada em um cesto, preso em juncos à beira de um rio conhecido por ser habitado por crocodilos. E, ainda assim, sua história mudou a ponto de ele se tornar o libertador do seu povo (Êxodo 3:10-12).
Se Deus pôde transformar uma situação tão extrema como a de Moisés; se Ele levantou pessoas da morte; e se nada é impossível para o Todo-Poderoso, então certamente Ele pode mudar qualquer situação na vida de qualquer pessoa, por mais desesperadora que pareça. As Escrituras estão repletas de exemplos de grandes livramentos concedidos àqueles que confiaram n’Ele. E Ele continua sendo o Grande Libertador para todos que permanecem firmes em fé (Salmos 125:1).
A história da Igreja também apresenta situações que pareciam sem solução: calúnias, perseguições, prisões, exílios, mortes. Ainda assim, sempre resultaram em vitória para o povo de Deus. Por mais que Deus trace caminhos em meio à tempestade, Ele é o único capaz de acalmar o mar (Naum 1:3).
Deus lhe abençoe!
“Aquele livramento, eu sei, foi Tua mão. Aquela porta fechada, eu sei, foi o Teu ‘não’. Aquela noite que passei chorando, e de manhã eu acordei cantando: em tudo isso, eu sei, de mim estás cuidando.” (Elaine Martins)
ORE: Nosso Deus, dá-nos discernimento para compreender que, mesmo nas situações mais extremas da nossa vida, Tu sempre tens um propósito e sempre haverá uma saída. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.