1 Por isso, você é indesculpável quando julga os outros, não importando quem você é. Pois, naquilo que julga o outro, você está condenando a si mesmo, porque pratica as mesmas coisas que condena. 2 Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas. 3 E você, que condena os que praticam tais coisas, mas faz o mesmo que eles fazem, pensa que conseguirá se livrar do juízo de Deus? 4 Ou será que você despreza a riqueza da bondade, da tolerância e da paciência de Deus, ignorando que a bondade de Deus é que leva você ao arrependimento? 5 Mas, por ser teimoso e ter um coração impenitente, você acumula contra si mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, 6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras: 7 a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; 8 mas ira e indignação para os egoístas, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça. 9 Tribulação e angústia virão sobre todo aquele que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; 10 mas haverá glória, honra e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego. 11 Porque Deus não trata as pessoas com parcialidade.
12 Assim, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que pecaram sob a lei serão julgados pela lei. 13 Porque justos diante de Deus não são aqueles que somente ouvem a lei, mas os que praticam a lei é que serão justificados. 14 Quando, pois, os gentios, que não têm a lei, fazem, por natureza, o que a lei ordena, eles se tornam lei para si mesmos, embora não tenham a lei. 15 Estes mostram a obra da lei gravada no seu coração, o que é confirmado pela consciência deles e pelos seus pensamentos conflitantes, que às vezes os acusam e às vezes os defendem, 16 no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos das pessoas, de acordo com o meu evangelho.
17 Mas, se você diz que é judeu, confia na lei e se gloria em Deus; 18 se você conhece a vontade de Deus e aprova as coisas excelentes, sendo instruído na lei; 19 se você está convencido de que é guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas, 20 instrutor de insensatos, mestre de crianças, tendo na lei a forma da sabedoria e da verdade — 21 você, pois, que ensina os outros, não ensina a si mesmo? Você, que prega que não se deve roubar, rouba? 22 Você, que diz que não se deve cometer adultério, adultera? Você, que detesta ídolos, rouba os templos? 23 Você, que se gloria na lei, desonra a Deus pela transgressão da lei? 24 Pois, como está escrito: "O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vocês."
25 A circuncisão tem valor se você pratica a lei; mas, se você é transgressor da lei, a sua circuncisão já se tornou incircuncisão. 26 Portanto, se a incircuncisão observa os preceitos da lei, não será essa incircuncisão considerada como circuncisão? 27 E, se aquele que é incircunciso por natureza cumpre a lei, certamente ele julgará você, que, embora tenha a letra da lei e a circuncisão, é transgressor da lei. 28 Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. 29 Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, pelo Espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede de seres humanos, mas de Deus.
1 Wherefore, inexcusable, thou art, O man, whoever judgest; for, wherein thou judgest some one else, thyself, thou dost condemn,for, the very things, thou dost practise, who art judging:
2 We know, however, that, the sentence of God, is according to truth against them who, such things as these, do practise.
3 And reckonest thou this, O manwho dost judge them who such things do practise, and yet art doing the same, that, thou, shalt escape the sentence of God?
4 Or, the riches of his kindness, and forbearance, and long-suffering, dost thou despise,not knowing that, the kindness of God, unto repentance, is leading thee?
5 But, according to thy hardness, and impenitent heart, art treasuring up for thyself anger, in a day of anger and revelation of the righteous judgment of God,
6 Who will render unto each one according to his works:
7 Unto them, on the one hand, who, by way of endurance in good work, are seeking, glory, honour and incorruption, life age-abiding,
8 Unto them, on the other hand, who are of contention, and are not yielding unto the truth, but are yielding unto unrighteousness, anger and wrath,
9 tribulation and anguishagainst every soul of man who worketh out what is base, both of Jew first and of Greek,
10 But glory and honour and peaceunto every one who worketh what is good, both unto Jew first and unto Greek:
11 For there is no respect of persons with God;
12 For, as many as without law sinned, without law, also shall perish, and, as many as within law sinned, through law, shall be judged;
13 For, not the hearers of law, are righteous with God, but, the doers of law, shall be declared righteous;
14 For, whensoever the nations which have not law, by nature, the things of the law, may be doing, the same, not having law, unto themselves, are a law,
15 Who, indeed, shew the work of the law written in their hearts, their conscience therewith bearing witness, and, between one another, their reasonings accusingor, even excusing, them:
16 In the day on which God judgeth the secrets of men according to my glad-message through Christ Jesus.
17 If, however, thou, art taking the name of Jew, and resting thyself upon law, and boasting in God,
18 And art taking note of his will, and testing the things that differwhen receiving oral instruction out of the law,
19 Art persuaded, moreover, that, thou thyself, arta guide of the blind, a light of them that are in darkness,
20 A trainer of the simple, a teacher of babes, having the forming of knowledge and truth in the law,
21 Thou, therefore, that art teaching someone else, thyself, art thou not teaching? Thou that proclaimestDo not steal! Art thou, stealing?
22 That sayestDo not commit adultery! Art thou, committing adultery? That abhorrest sacrilege, Art thou, robbing temples?
23 That in law dost boast, Through the transgression of the law, art thou dishonouring God?
24 For the name of God, because of you, is defamed among the nations,even as it is written.
25 For, circumcision, indeed, profitethif, law, thou be practising; but, if thou be a transgressor of law, thy circumcision, hath become, uncircumcision
26 If then, the uncircumcision, be guarding the righteous requirement of the law, shall not, his uncircumcision, as circumcision be reckoned?
27 And the uncircumcision by nature, completing the law, shall judge, thee, who, notwithstanding letter and circumcision, art a transgressor of law!
28 For, not he who is one in appearance, is a Jew, nor is, that which is such in appearance in flesh, circumcision;
29 But, he who is one in secret, is a Jew,and,