Paulo responde a objeções

1 Qual é, então, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? 2 Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus. 3 E então? Se alguns não creram, será que a incredulidade deles anulará a fidelidade de Deus? 4 De modo nenhum! Seja Deus verdadeiro, e todo ser humano, mentiroso, como está escrito:

"Para que sejas justificado

nas tuas palavras

e venhas a vencer

quando fores julgado."

5 Mas, se a nossa injustiça evidencia a justiça de Deus, que diremos? Seria Deus injusto por aplicar a sua ira? Falo em termos humanos. 6 É claro que não. Do contrário, como Deus julgará o mundo? 7 E, se a minha mentira faz com que aumente a verdade de Deus para a sua glória, por que ainda sou condenado como pecador? 8 E por que não dizemos, como alguns caluniosamente afirmam que o fazemos: "Pratiquemos o que é mau, para que nos venha o que é bom"? A condenação destes é justa.

Todos somos pecadores

9 Que se conclui? Temos nós alguma vantagem? Não, de forma nenhuma. Pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado. 10 Como está escrito:

"Não há justo, nem um sequer,

11 não há quem entenda,

não há quem busque a Deus.

12 Todos se desviaram

e juntamente se tornaram inúteis;

não há quem faça o bem,

não há nem um sequer.

13 A garganta deles

é sepulcro aberto;

com a língua enganam,

veneno de víbora

está nos seus lábios.

14 A boca, eles a têm cheia

de maldição e amargura;

15 os seus pés são velozes

para derramar sangue.

16 Nos seus caminhos,

há destruição e miséria;

17 eles não conhecem

o caminho da paz.

18 Não há temor de Deus

diante de seus olhos."

19 Ora, sabemos que tudo o que a lei diz é dito aos que vivem sob a lei, para que toda boca se cale, e todo o mundo seja culpável diante de Deus. 20 Porque ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei, pois pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.

A justificação pela fé em Jesus Cristo

21 Mas, agora, sem lei, a justiça de Deus se manifestou, sendo testemunhada pela Lei e pelos Profetas. 22 É a justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem. Porque não há distinção, 23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25 a quem Deus apresentou como propiciação, no seu sangue, mediante a fé. Deus fez isso para manifestar a sua justiça, por ter ele, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos, 26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, a fim de que o próprio Deus seja justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

27 Onde fica, então, o orgulho? Foi totalmente excluído. Por meio de que lei? A lei das obras? Não! Pelo contrário, por meio da lei da fé. 28 Concluímos, pois, que o ser humano é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. 29 Ou seria Deus apenas Deus dos judeus? Será que não é também Deus dos gentios? Sim, também dos gentios, 30 visto que Deus é um só, o qual justificará o circunciso a partir da fé e o incircunciso por meio da fé. 31 Anulamos, então, a lei por meio da fé? De modo nenhum! Pelo contrário, confirmamos a lei.

1 What, then, is the preeminence of the Jew? Or what, the profit of his circumcision?

2 Much, every way:First, indeed, that they were entrusted with the oracles of God.

3 For what? If some distrusted, shall their distrust make, the trust of God, void?

4 Far be it! But let, God, prove to be, true, albeit, every man, be false! Even as it is writtenThat thou mightest be declared righteous in thy words, and overcome when thou art in judgment.

5 But, if, our unrighteousness, commendeth, Gods righteousness, what shall we say? Surely, not unrighteous, is God who visiteth with his anger? After the manner of men, I am speaking,

6 Far be it! Else how shall God judge the world?

7 But, if, the truth of God, by my falsehood, hath the more abounded unto his glory, why, any longer, am, even I, as a sinner, to be judged?

8 And why not, according as we are injuriously charged, and according as some affirm that we say, Let us do the bad things, that the good ones may come? whose sentence is, just.

9 What then? do we screen ourselves? Not at all! For we have before accused both Jews and Greeks of being, all under sin;

10 Even as it is writtenthere is none righteous, not even one,

11 There is none that discerneth, There is none that seeketh out God:

12 All, have turned aside, together, have become useless, There is none that doeth kindness, not so much as one:

13 A sepulchre opened, is their throat, with their tongues, have they used deceit, the poison of asps, is under their lips,

14 Whose mouth, of cursing and bitterness, is full,

15 Swift, are their feet to shed blood;

16 Destruction and misery, are in their ways,

17 And, the way of peace, have they not known:

18 There is no fear of God before their eyes.

19 Now we know that, whatsoever things the law saith, to them who are within the law, it speaketh, in order that, every mouth, may be stopped and all the world come, under penal sentence, unto God.

20 Inasmuch as, by works of law, shall no flesh be declared righteous before him,through law, in fact, is discovery of sin.

21 But now, apart from law, a righteousness of God hath been manifested, borne witness to by the law and the prophets,

22 A righteousness of God, through faith in Jesus Christ, unto all that have faith; for there is no distinction,

23 For, all, have sinned and fall short of the glory of God;

24 Being declared righteous freely by his favour through the redemption that is in Christ Jesus:

25 Whom God hath set forth as a propitiatory covering, through faith in his blood, for a showing forth of his righteousness, by reason of the passing-by of the previously committed sins,

26 In the forbearance of God,with a view to a showing forth of his righteousness in the present season, that he might be righteous even when declaring righteous him that hath faith in Jesus.

27 Where, then, the boasting! It is excluded. Through what kind of law? Of works? Nay! but through a law of faith:

28 For we reckon that a man is to be declared righteous by faith, apart from works of law.

29 Or, the God, of Jews only, and not of the nations also? Yea! of the nations also:

30 If, at all events, God is one, who will declare righteousthe circumcision by faith, and the uncircumcision through their faith.

31 Do we then make, law, void through means of our faith? Far be it! On the contrary, law, we do establish!