1 O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão.
2 Do fruto de sua boca o homem desfruta coisas boas, mas o que os infiéis desejam é violência.
3 Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.
4 O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.
5 Os justos odeiam o que é falso, mas os ímpios trazem vergonha e desgraça.
6 A retidão protege o homem íntegro, mas a impiedade derruba o pecador.
7 Alguns fingem que são ricos e nada têm; outros fingem que são pobres, e têm grande riqueza.
8 As riquezas de um homem servem de resgate para a sua vida, mas o pobre nunca recebe ameaças.
9 A luz dos justos resplandece esplendidamente, mas a lâmpada dos ímpios apaga-se.
10 O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho.
11 O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.
12 A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida.
13 Quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado.
14 O ensino dos sábios é fonte de vida, e afasta o homem das armadilhas da morte.
15 O bom entendimento conquista favor, mas o caminho do infiel é áspero.
16 Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez.
17 O mensageiro ímpio cai em dificuldade, mas o enviado digno de confiança traz a cura.
18 Quem despreza a disciplina cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso.
19 O anseio satisfeito agrada a alma, mas o tolo detesta afastar-se do mal.
20 Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.
21 O infortúnio persegue o pecador, mas a prosperidade é a recompensa do justo.
22 O homem bom deixa herança para os filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é armazenada para os justos.
23 A lavoura do pobre produz alimento com fartura, mas por falta de justiça ele o perde.
24 Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo.
25 O justo come até satisfazer o apetite, mas os ímpios permanecem famintos.
1 filius sapiens doctrina patris qui autem inlusor est non audit cum arguitur
2 de fructu oris homo saturabitur bonis anima autem praevaricatorum iniqua
3 qui custodit os suum custodit animam suam qui autem inconsideratus est ad loquendum sentiet mala
4 vult et non vult piger anima autem operantium inpinguabitur
5 verbum mendax iustus detestabitur impius confundit et confundetur
6 iustitia custodit innocentis viam impietas vero peccato subplantat
7 est quasi dives cum nihil habeat et est quasi pauper cum in multis divitiis sit
8 redemptio animae viri divitiae suae qui autem pauper est increpationem non sustinet
9 lux iustorum laetificat lucerna autem impiorum extinguetur
10 inter superbos semper iurgia sunt qui autem agunt cuncta consilio reguntur sapientia
11 substantia festinata minuetur quae autem paulatim colligitur manu multiplicabitur
12 spes quae differtur adfligit animam lignum vitae desiderium veniens
13 qui detrahit alicui rei ipse se in futurum obligat qui autem timet praeceptum in pace versabitur
14 lex sapientis fons vitae ut declinet a ruina mortis
15 doctrina bona dabit gratiam in itinere contemptorum vorago
16 astutus omnia agit cum consilio qui autem fatuus est aperit stultitiam
17 nuntius impii cadet in malum legatus fidelis sanitas
18 egestas et ignominia ei qui deserit disciplinam qui autem adquiescit arguenti glorificabitur
19 desiderium si conpleatur delectat animam detestantur stulti eos qui fugiunt mala
20 qui cum sapientibus graditur sapiens erit amicus stultorum efficietur similis
21 peccatores persequetur malum et iustis retribuentur bona
22 bonus relinquet heredes filios et nepotes et custoditur iusto substantia peccatoris
23 multi cibi in novalibus patrum et alii congregantur absque iudicio
24 qui parcit virgae suae odit filium suum qui autem diligit illum instanter erudit
25 iustus comedit et replet animam suam venter autem impiorum insaturabilis