O que é bom
O que é bom vem de Deus. A Bíblia celebra a bondade divina e nos convida a discernir, praticar e desfrutar tudo o que é bom — porque toda boa dádiva vem do Pai das luzes.
E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
Bom e reto é o Senhor;
por isso ensinará o caminho
aos pecadores.
Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus;
pus a minha confiança no Senhor Deus,
para anunciar todas
as tuas obras.
Bom é louvar ao Senhor,
e cantar louvores
ao teu nome, ó Altíssimo;
Para de manhã anunciar
a tua benignidade,
e todas
as noites a tua fidelidade;
Sobre um instrumento de dez cordas,
e sobre o saltério;
sobre a harpa com som solene.
Porque o Senhor é bom,
e eterna a sua misericórdia;
e a sua verdade dura
de geração em geração.
Oh! Quão bom e quão suave é
que os irmãos vivam em união.
Pois dou-vos
boa doutrina;
não deixeis a minha lei.
O homem se alegra
em responder bem,
e quão boa é a palavra
dita a seu tempo!
Come mel, meu filho,
porque é bom;
o favo de mel é
doce ao teu paladar.
Assim será para a tua alma
o conhecimento da sabedoria;
se a achares,
haverá galardão para ti
e não será cortada
a tua esperança.
Tão boa é a sabedoria
como a herança,
e dela tiram proveito
os que veem o sol.
Bom é o Senhor
para os que esperam por ele,
para a alma que o busca.
Bom é ter esperança,
e aguardar em silêncio
a salvação do Senhor.
Ele te declarou, ó homem,
o que é bom;
e que é o que o Senhor
pede de ti,
senão que pratiques a justiça,
e ames a benignidade,
e andes humildemente
com o teu Deus?
E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
E não sejais conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;
admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.
Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o temperareis? Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros.