1 No vigésimo quinto ano do nosso cativeiro, no início do ano, no décimo dia do mês, no décimo quarto ano após a cidade ter sido atingida, naquele mesmo dia a mão do SENHOR esteve sobre mim, e me trouxe para lá.
2 Nas visões de Deus ele me trouxe à terra de Israel, e me pôs sobre um monte muito alto, sobre a qual estava como uma estrutura de uma cidade ao sul.
3 E ele me levou para lá, e eis que havia ali um homem cuja aparência era como a aparência do bronze, com uma linha de linho na sua mão e uma cana de medir, e ele estava em pé no portão.
4 E disse-me o homem: Filho do homem, contempla com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, e põe o teu coração sobre tudo quanto eu te mostrar; porque para que eu pudesse mostrá-lo a ti é que foste trazido aqui; declara tudo o que viste à casa de Israel.
5 E, eis um muro do lado de fora da casa ao redor, e na mão do homem uma cana de medir, de seis côvados de comprimento, por um côvado e um palmo; então ele mediu a largura da edificação, uma cana; e a altura, uma cana.
6 Então, ele veio ao portão que olhava em direção ao leste, e subiu suas escadas e mediu a soleira do portão, que tinha a largura de uma cana e a outra soleira do portão que tinha a largura de uma cana.
7 E cada pequena câmara tinha o comprimento de uma cana, e a largura de uma cana; e entre as pequenas câmaras havia cinco côvados; e a soleira do portão no alpendre do portão por dentro, era de uma cana.
8 Ele também mediu o alpendre do portão, por dentro, uma cana.
9 Então, mediu o alpendre do portão, oito côvados, e os seus pilares, dois côvados, e o alpendre do portão estava por dentro.
10 E as pequenas câmaras do portão em direção ao leste eram três deste lado e três daquele lado; os três eram de uma medida; e os pilares tinham uma medida deste lado e naquele lado.
11 E ele mediu a largura da entrada do portão, dez côvados; e o comprimento do portão, treze côvados.
12 E o espaço também diante das pequenas câmaras era de um côvado deste lado, e o espaço era de um côvado daquele lado; e as pequenas câmaras tinham seis côvados deste lado e seis côvados daquele lado.
13 Então, ele mediu o portão desde o telhado de uma pequena câmara até ao telhado de uma outra; a largura era de vinte e cinco côvados, porta contra porta.
14 Ele fez também pilares, de sessenta côvados, até o pilar do átrio, ao redor do portão.
15 E, desde a face do portão da entrada até a face do alpendre do portão interno, havia cinquenta côvados.
16 E havia ali janelas estreitas para as pequenas câmaras, e para os seus pilares, dentro do portão ao redor, e da mesma forma para os arcos; e as janelas estavam ao redor, para dentro, e sobre cada pilar havia palmeiras.
17 Então, ele me trouxe ao átrio exterior, e eis que havia ali câmaras, e um pavimento feito para o átrio em redor; trinta câmaras havia sobre o pavimento.
18 E o pavimento ao lado dos portões defronte o comprimento dos portões era o pavimento mais baixo.
19 Então, ele mediu a largura desde a dianteira do portão inferior até a dianteira do átrio interior, por fora, cem côvados, em direção ao leste, e em direção ao norte.
20 E o portão do átrio externo que olhava em direção ao norte, ele mediu o seu comprimento e a sua largura.
21 E as suas pequenas câmaras eram três deste lado, e três daquele lado, e os seus pilares e os seus arcos eram segundo a medida do primeiro portão: seu comprimento era de cinquenta côvados, e a largura vinte e cinco côvados.
22 E as suas janelas, e os seus arcos, e as suas palmeiras, eram segundo a medida do portão que olhava em direção ao leste; e eles subiam para elas por sete degraus, e os seus arcos estavam diante delas.
23 E o portão do átrio interior estava defronte o portão em direção ao norte, e em direção ao leste; e ele mediu de portão a portão cem côvados.
24 Então, ele me levou em direção ao sul, e contemplou um portão em direção ao sul, e mediu seus pilares e seus arcos de acordo com estas medidas.
25 E havia janelas nele e nos seus arcos ao redor, como aquelas janelas; o comprimento era de cinquenta côvados, e a largura vinte e cinco côvados.
26 E havia ali sete degraus para subir, e os seus arcos estavam diante deles, e ele tinha palmeiras, uma deste lado, e outra daquele lado, sobre seus pilares.
27 E havia ali um portão no átrio interior em direção ao sul; e ele mediu de portão a portão em direção ao sul, cem côvados.
28 E ele me levou ao átrio interior pelo portão sul; e mediu o portão do sul, de acordo com estas medidas;
29 e as suas pequenas câmaras, e os seus pilares, e os seus arcos, de acordo com estas medidas; e havia janelas nele e nos seus arcos ao redor; este tinha cinquenta côvados de comprimento, e vinte e cinco côvados de largura.
30 E os arcos ao redor tinham vinte e cinco côvados de comprimento, e cinco côvados de largura.
31 E os seus arcos estavam em direção ao átrio exterior, e havia palmeiras sobre os seus pilares; e a subida para ele tinha oito degraus.
32 E, ele me levou ao átrio interior, em direção ao leste, e mediu o portão de acordo com estas medidas.
33 E as suas pequenas câmaras, e os seus pilares, e os seus arcos, eram de acordo com estas medidas, e havia janelas nela e nos seus arcos ao redor; ele tinha cinquenta côvados de comprimento, e vinte e cinco côvados de largura.
34 E os seus arcos ficavam em direção ao átrio externo; e havia palmeiras sobre seus pilares, deste lado e daquele lado; e a subida para ele tinha oito degraus.
35 Então, me levou ao portão norte, e o mediu conforme estas medidas;
36 as suas pequenas câmaras, os seus pilares, e os seus arcos; e as janelas para ele ao redor; o comprimento era de cinquenta côvados, e a largura de vinte e cinco côvados.
37 E os seus pilares estavam direcionados ao átrio exterior; e havia palmeiras sobre os seus pilares deste lado e daquele lado; e a subida para ele tinha oito passos.
38 E as suas câmaras e as suas entradas estavam junto aos pilares dos portões onde eles lavavam as suas ofertas queimadas.
39 E no alpendre do portão havia duas mesas deste lado, e duas mesas daquele lado, para se matar em cima a oferta queimada e a oferta pelo pecado e a oferta pela transgressão.
40 E do lado de fora, ao subir para a entrada do portão norte, havia duas mesas, e do outro lado, que ficava no alpendre do portão, havia duas mesas.
41 Quatro mesas haviam deste lado, e quatro mesas daquele lado; ao lado do portão, oito mesas, sobre as quais eles matavam seus sacrifícios.
42 E as quatro mesas eram de pedra esculpida para a oferta queimada; de um côvado e meio de comprimento, e um côvado e meio de largura, e um côvado de altura; sobre as quais também se punham os instrumentos com os quais eles matavam a oferta queimada e o sacrifício.
43 E dentro havia ganchos de um palmo de largura, presos ao redor, e sobre as mesas estava a carne da oferta.
44 E fora do portão interior estavam as câmaras dos cantores, no átrio interior, que estava ao lado do portão do norte e sua vista ficava em direção ao sul; uma do lado do portão leste tendo a vista em direção ao norte.
45 E ele me disse: Esta câmara cuja vista está virada para o sul é para os sacerdotes, os guardiões encarregados pela casa.
46 E a câmara cuja vista está virada para o norte é para os sacerdotes, os guardiões encarregados do altar; estes são filhos de Zadoque dentre os filhos de Levi, que se aproximam do SENHOR para ministrarem para ele.
47 Então, ele mediu o átrio; cem côvados de comprimento e cem côvados de largura, quadrangular; e o altar que estava diante da casa.
48 E me levou ao alpendre da casa, e mediu a cada pilar do alpendre, cinco côvados deste lado, e cinco côvados daquele lado; e a largura do portão era de três côvados deste lado, e três côvados daquele lado.
49 O comprimento do alpendre era de vinte côvados, e a largura de onze côvados, e ele me levou pelos degraus por onde se subia a ele; e ali havia pilares junto aos pilares, um deste lado e outro daquele lado.
1 In the twenty-fifth year of our captivity, in the beginning of the year, in the tenth of the month, in the fourteenth year after the city was stricken, in the same day the hand of the LORD was on me, and brought me there.
2 In the visions of God He brought me into the land of Israel, and made me rest on a very high mountain. And it went up, as the structure of the city on the south.
3 And He brought me there, and behold, a man whose appearance [was] like the look of bronze, and a line of flax in his hand, and a measuring reed. And he stood in the gate.
4 And the man said to me, Son of man, behold with your eyes and hear with your ears, and set your heart on all that I shall show you. For you are brought here so that I might show them to you. Declare all that you see to the house of Israel.
5 And behold, a wall on the outside of the house all around, and in the man's hand [was] a measuring reed, six cubits [long], with a cubit and a span. And he measured the building's breadth, one reed; and the height, one reed.
6 And he came to the gate which faced eastward, and went up its steps, and measured the threshold of the gate, one reed wide, even the one threshold, one reed wide.
7 And a room [was] one reed long and one reed wide. And between the rooms [were] five cubits. And the threshold of the gate by the porch of the gate from the house, one reed.
8 He also measured the porch of the gate inside, one reed.
9 And he measured the porch of the gate, eight cubits; and its pillars, two cubits; also the porch of the gate from the house.
10 And the gate rooms eastward [were] three from here, and three from there; one measure to the three of them; and one measure [was] to the pillars from here and from there.
11 And he measured the breadth of the gate-opening, ten cubits. The length of the gate [was] thirteen cubits.
12 And the border in front of the rooms [was] one cubit from here, and the space [was] one cubit from there. And the room [was] six cubits from here and six cubits from there.
13 And he measured the gate of the room from the roof to roof, twenty-five cubits wide, door to door.
14 He also made the pillars, sixty cubits, even to the court-pillar, [from] the gate all around.
15 And on the face of the entrance gate to the face of the porch of the inner gate [was] fifty cubits;
16 and latticed windows [were] to the rooms and to their pillars inside the gate all around. And so for the porches; and windows [were] all around inside; and to each pillar [were] palm trees.
17 And he brought me into the outer court, and lo, chambers, and a pavement made for the court all around. Thirty rooms [were] on the pavement.
18 And the pavement by the side of the gates to equal the length of the gates [was] the lower pavement.
19 And he measured the breadth from the front of the lower gate to the front of the inner court on the outside, a hundred cubits eastward and northward.
20 And the gate which faces the way of the north of the outer court, he measured its length and its breadth.
21 And its rooms [were] three from here and three from there. And its pillars and its porches were according to the first measure. Its length [was] fifty cubits, and its breadth, twenty-five cubits.
22 And their windows, and their porches, and their palm trees, [were] according to the measure of the gate facing the east. And they went up to it by seven steps; and its porches [were] before them.
23 And the gate of the inner court [was] across from the gate toward the north and toward the east. And he measured from gate to gate, a hundred cubits.
24 And he led me southward, and behold a gate southward. And he measured its pillars and its porches according to these measures.
25 And [there were] windows in it and in its porches all around, like those windows. The length [was] fifty cubits, and the breadth, twenty-five cubits.
26 And seven steps [were] going up to it, and its porches [were] before them. And [it had] palm trees, one from here and another from there, on its pillars.
27 And [there was] a gate in the inner court southward. And he measured from gate to gate southward, a hundred cubits.
28 And he brought me to the inner court by the south gate. And he measured the south gate according to these measures,
29 and its rooms and its pillars and its porches according to these measures. And [there were] windows in it and in its porches all around. It [was] fifty cubits long and twenty-five cubits wide.
30 And the porches all around [were] twenty-five cubits long and five cubits wide.
31 And its porches [were] toward the outer court; and palm trees on its pillars. And its stairway [had] eight steps.
32 And he brought me into the inner court eastward. And he measured the gate according to these measures.
33 And its rooms, and its pillars, and its porches, [were] measured according to these measures. And there [were] windows in it and in its porches all around. It [was] fifty cubits long and twenty-five cubits wide.
34 And its porches [were] toward the outer court. And palm trees [were] on its pillars, from here, and from there. And its stairway [had] eight steps.
35 And he brought me to the north gate, and measured [it] according to these measures;
36 its rooms, its pillars, and its porches, and its windows all around. The length [was] fifty cubits, and the breadth twenty-five cubits.
37 And its pillars [were] toward the outer court. And palm trees [were] on its pillars, from here and from there. And its stairway [had] eight steps.
38 And the chamber and its door [was] by the pillars of the gates; they washed the burnt offering there.
39 And in the porch of the gate [were] two tables from here and two tables from there, for the slaughtering of the burnt offering and the sin offering and the trespass offering.
40 And to the side outside, as one goes up to the door of the gate northward [were] two tables; and on the other side at the porch of the gate, two tables.
41 Four tables [were] from here, and four tables [were] from there, by the side of the gate: eight tables; they slaughter on them.
42 And the four tables for burnt offering [were] of cut stone, a cubit and a half long, and a cubit and a half wide, and one cubit high. They also rested on them the instruments with which they slaughtered the burnt offering and the sacrifice.
43 And the double hooks of one span [were] fastened in the house all around, and on the tables the flesh of the offering.
44 And from the outside to the inner court [were] the chambers of the singers in the inner court, which [was] at the side of the north gate. And their face [was] southward: one at the side of the east gate looked the way of the north.
45 And he said to me, This chamber facing southward [is] for the priests, the keepers of the charge of the house.
46 And the chamber facing northward [is] for the priests, the keepers of the charge of the altar. They are the sons of Zadok among the sons of Levi, who come near the LORD to minister to Him.
47 And he measured the court, a square, a hundred cubits long and a hundred cubits wide; and the altar [was] before the house.
48 And he brought me to the porch of the house and measured [each] pillar of the porch, five cubits from here and five cubits from there. And the gate [was] three cubits wide from here and three cubits from there.
49 The porch [was] twenty cubits long, and eleven cubits wide. And [he brought me] by the steps by which they went up to it. And columns [were] by the pillars, one from here and another from there.