O Senhor reina!
1 O Senhor reina; está vestido de majestade. O Senhor se revestiu e cingiu de poder; o mundo também está firmado, e não poderá vacilar.
2 O teu trono está firme desde então; tu és desde a eternidade.
Deus é o governante supremo sobre toda a sua criação. Ele reina absoluto sobre tudo. Mesmo quando parece que as coisas estão fora de controle, o Senhor continua no comando de todas elas, sempre!
Deus nunca abandonou as suas criaturas, nem desistiu de atraí-las para Si. Ele mantém domínio sobre todas as coisas e, ainda que permita a existência do mal, não se associa à maldade; pelo contrário, Ele a rejeita e livra seus filhos dos seus efeitos destrutivos (Salmos 32:6).
O controle divino é evidente em toda a criação. As leis que regem o universo, embora pareçam naturais, operam de forma sobrenatural, pois são sustentadas por Aquele que as instituiu. Cada estrela está em seu devido lugar, e cada fenômeno natural ocorre com perfeita ordem, apenas variando sob o rigoroso controle do Todo-Poderoso (Salmos 103:19).
Infelizmente, muitos se recusam a crer nesse Deus soberano. Mesmo assim, o Senhor, em sua paciência e misericórdia, envia o Espírito Santo para convencer os incrédulos do pecado, da justiça e do juízo vindouro (João 16:8).
Nós, que servimos a Deus, fazemos parte do Seu Reino. Somos cidadãos dos céus, filhos e herdeiros de Deus, coerdeiros com Cristo. A presença divina se manifesta no mundo por meio de nós. Somos embaixadores de um Reino eterno, um Reino que veio à terra para buscar e salvar o que estava perdido (Lucas 19:10).
Em Cristo Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, está o poder e o domínio sobre todas as coisas. Ele reina com autoridade, oferecendo salvação e vida eterna a todos que creem na força e na verdade do Seu nome.
Deus lhe abençoe!
"O Reino de Deus é o próprio Deus reinando sobre tudo." (Anônimo)
ORE: Senhor, que o teu Reino venha sobre nós, e que a tua presença seja percebida em toda a tua criação. Amém.
Fonte inesgotável de conhecimento
A busca por conhecimento é divina, mas deve estar alicerçada no temor do Senhor para que tenha verdadeiro valor e propósito.
Anseio pela casa de Deus
1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!
2 A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.
3 Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.
4 Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (Selá.)
Estar na presença de Deus é o maior desejo de todo aquele que o ama e o serve de coração sincero. Não há outro lugar em que a alma do cristão se sinta mais completa do que na presença do Senhor! Embora Deus se manifeste em qualquer lugar, por ser Onipresente, a sua presença é especialmente revelada na sua casa, o lugar onde sua família se reúne em unidade para adorá-lo (Salmos 122:1).
Deus sempre desejou habitar entre nós. No Jardim, procurou Adão (Gênesis 3:8,9); a Jacó, mostrou uma escada que ligava o céu à terra (Gênesis 28:12,13); no deserto, instituiu o Tabernáculo e a Arca da Aliança (Êxodo 25:8,9). E, finalmente, tabernaculou entre nós de forma definitiva por meio do seu Filho, Jesus Cristo, que se fez homem (João 1:14). Hoje, Ele habita em nós pelo seu Espírito Santo (1 Coríntios 3:16).
Deus fez uma busca contínua por um lugar no coração humano. Essa busca é a resposta divina ao anseio da própria humanidade, que, mesmo morta em seus pecados, sente o vazio de viver distante do Criador (Isaías 59:2). Deus existe para a sua criação, e a sua criação existe para Ele! Assim como o Senhor ama suas criaturas, nós também temos uma necessidade profunda de estar com Ele (Judas 1:24,25).
Ainda que o pecado tenha separado o homem de Deus, o Redentor procura, na humanidade caída, os verdadeiros adoradores, aqueles que, convencidos pelo Espírito Santo, o recebem por meio de Cristo e o adoram em espírito e em verdade (João 4:23,24).
Ame a casa de Deus! Ame estar entre os que nela habitam!
Deus lhe abençoe!
"Eu encontrei teus altares, Senhor, Rei meu e Deus meu!" (João Alexandre)
ORE: Senhor, nós amamos a tua casa. Queremos estar nela continuamente, junto com os nossos irmãos. Amém.
Celebremos a Deus!
1 Celebrai com júbilo a Deus, todas as terras.
2 Cantai a glória do seu nome; dai glória ao seu louvor.
3 Dizei a Deus: Quão tremendo és tu nas tuas obras! Pela grandeza do teu poder se submeterão a ti os teus inimigos.
4 Todos os moradores da terra te adorarão e te cantarão; cantarão o teu nome. (Selá.)
Celebrar significa festejar, exaltando as qualidades e os feitos grandiosos de alguém, tornando-o conhecido, admirado e desejado. Celebrar a Deus é exatamente isso: tornar o Seu nome célebre, reconhecendo publicamente Suas obras poderosas e proclamando quem Ele é. Celebrar vai além de apenas louvar ou adorar, é anunciar as grandezas do Senhor e festejar de tal maneira que o mundo deseje conhecê-Lo e servi-Lo.
Quando celebramos a Deus, tornamos o Seu nome conhecido e cooperamos com o propósito de salvação, pois somente Ele, por meio de Cristo Jesus, pode salvar. No entanto, muitas vezes nos limitamos a cultuá-Lo apenas dentro das quatro paredes do templo ou em eventos específicos. Mas podemos celebrá-Lo todos os dias, contando Suas maravilhas, testemunhando Seus milagres e falando de tudo o que Ele faz por nós, em nós e através de nós (Romanos 1:16).
A celebração nasce de uma alma satisfeita. É a expressão espontânea de alegria e gratidão que transborda do coração de quem reconhece o amor e a fidelidade de Deus. Celebrar é demonstrar ao mundo que a nossa alegria é verdadeira, porque vem do Senhor, que pode todas as coisas e trabalha em favor daqueles que O amam (Salmos 100:2,3).
Portanto, quer estejamos em tempos de alegria ou em meio às lutas, celebremos a Deus com todo o coração, com toda a alma e com todo o entendimento. Mesmo quando a figueira não floresce, continuemos a exaltar o Seu nome, pois Ele é digno de ser celebrado em todo tempo (Habacuque 3:17-19).
Deus lhe abençoe!
“Não tenha medo de repetir em demasia os louvores a Deus; todo o perigo está em expressá-los insuficientemente.”
(Matthew Henry)
ORE:
Deus Digno de louvor, queremos celebrar o Teu nome em todos os dias da nossa vida e também por toda a eternidade.
Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.