1 Pergunto então: Terá Deus rejeitado o seu povo? Nada disso. Lembrem-se de que eu próprio sou israelita, descendente de Abraão e membro da família de Benjamim.
2 Não, Deus não rejeitou o seu próprio povo, que ele escolheu logo desde o princípio. Lembram-se certamente daquela passagem em que o profeta Elias se estava a queixar a Deus contra os israelitas: Senhor, mataram os teus profetas, e derrubaram os teus altares. Só eu fiquei, e ainda procuram matar-me. Lembram-se do que Deus lhe replicou então? Tenho ainda sete mil outros que não se inclinaram para adorar Baal.
5 O mesmo acontece agora. Nem todos os judeus viraram as costas a Deus. Há ainda pois um determinado número que se salva, e que a misericórdia de Deus escolheu. E se tal depende da misericórdia de Deus, não pode ser pelas boas obras. Porque nesse caso não seria uma oferta gratuita - o que se ganha não é de graça.
11 Repito: Quer isto dizer que Deus rejeitou o seu povo para sempre? De novo dizemos não! Contudo o seu propósito, como já vimos, foi o de tornar a salvação também acessível aos não judeus, para que o povo judeu, estimulado por um sentimento de ciúme, começasse a procurar a salvação de Deus para si mesmo..
12 Assim, afinal, se o mundo recebe uma riqueza espiritual em consequência de os judeus rejeitarem a salvação, pensem só na maravilhosa bênção que o mundo partilhará, um dia, quando os judeus também se voltarem para Cristo.
13 Estou a dizer tudo isto especialmente para os gentios. Como sabem, Deus designou-me como especial mensageiro para os gentios. Eu insisto muito nisso, aliás, e sempre que posso lembro isso aos judeus, para que se possível eu possa levá-los a querer aquilo que vocês têm já, e desta maneira salvar alguns deles. E que coisa maravilhosa não será quando eles se converterem a Deus!k
15 Quando Deus os pôs momentaneamente de parte, isso correspondeu a que ele se voltava para o resto do mundo para lhe oferecer a sua salvação; mas quando os judeus se voltarem para Cristo, isso será como todo um povo morto a ressuscitar para uma nova vida
16 Se Abraão e os demais patriarcas eram povo de Deus, os seus descendentes também o serão. Se a raiz da árvore é santa, os ramos também.
17 Mas é que alguns desses ramos da árvore de Abraão, portanto alguns judeus, foram quebrados. E vocês, gentios, que eram, por assim dizer, como que ramos de uma oliveira brava, foram enxertados naquela outra. Por isso vocês agora também recebem a bênção que Deus prometeu a Abraão e aos seus filhos, beneficiando do alimento especial com que Deus nutre a sua própria oliveira.
18 Devem contudo ter cuidado em não cair no orgulho, pelo facto de terem sido postos no lugar dos ramos quebrados. Lembrem-se de que a vossa posição de privilégio vem unicamente de estarem ligados à árvore de Deus; vocês são apenas ramos, não raízes.
19 Bom, podem estar apensar, esses ramos foram quebrados para me cederem o lugar a mim.-
20 Atenção! Lembrem-se de que esses ramos, os judeus, foram tirados porque não creram em Deus, e vocês encontram-se no lugar deles porque crêem. Não caiam no orgulho; tenham cuidado. Porque se Deus não poupou os ramos naturais, não tenham dúvida que ele agirá convosco da mesma maneira.
22 Reparem como Deus é ao mesmo tempo tão bondoso e tão rigoroso. Ele é severo para com os que desobedeceram, mas de extrema bondade para com os que não desistem de o amar, tal como vocês; aliás se assim não fizerem, sem dúvida que também serão quebrados. Por outro lado, se os judeus deixarem a sua incredulidade, Deus é poderoso para os enxertar de novo na árvore.
24 Porque se Deus aceitou tomar-vos a vocês, que viviam tão afastados dele - e eram, por natureza, ramos de uma oliveira brava - e vos enxertou na sua própria oliveira santa, o que não é normal do ponto de vista da natureza, é evidente que será mais fácil colocar de novo os judeus na posição que lhes é devida, e em que já estavam antes.
28 Neste momento, muitos judeus são inimigos do evangelho. Mas isto tem sido um benefício para vocês, como já vimos, pois fez com que Deus vos desse a vocês, gentios, as suas dádivas. Mas os judeus ainda são amados por Deus, por causa da sua promessa a Abraão, a Isaque e a Jacob. As dádivas de Deus, e a sua chamada, nunca poderão ser anuladas. Antigamente também vocês foram rebeldes, contra Deus, mas sendo que os judeus recusaram as suas dádivas, Deus, em vez deles, estendeu a vocês a sua misericórdia. Agora os judeus são rebeldes, mas um dia virá em que eles também participarão da misericórdia de Deus. Porque Deus englobou todos os homens na mesma condenação do pecado, a fim de poder demonstrar a todos igualmente a sua compaixão.
33 Como a sua sabedoria e a sua inteligência são riquezas ilimitadas! Como é impossível para nós entender as suas decisões, as suas maneiras de agir!
34 Porque, quem é que poderá conhecer todo o pensamento do Senhor? Quem é que o aconselha a ele? Ò
35 Alguém lhe terá dado dádivas a ele, primeiramente, de forma a esperar agora a compensação? Com certeza que não, pois que todas as coisas vêm dele. Tudo é por ele e para ele. Glória lhe seja dada eternamente! Amém.
1 I say, thenHath God cast off his people? Far be it! For, I also, am an Israelite,of the seed of Abraham, of the tribe of Benjamin:
2 God hath not cast off his people, whom he fore approved. Or know ye not, in Elijah what the scripture saith, when he intercedeth with God against Israel?
3 Lord! Thy prophets, have they slain, thine altars, have they overthrown, and, I, am left alone, and they are seeking my life!
4 But what saith unto him the response? I have left for myself seven thousand men, who, indeed, have not bowed a knee unto Baal.
5 Thus, then, in the present season also, a remnant, by way of an election of favour, hath come into being.
6 If, however, by favour, no longer of works; else, favour, no longer proveth to be favour!
7 What then? That which Israel seeketh after, the same, it hath not obtained:the election, however, have obtained it, and, the rest, have been hardened;
8 Even as it is writtenGod hath given unto them a spirit of stupor,eyes not to see, and ears not to hear,until this very day;
9 And, David, saithLet their table be turned into a snare, and into gin, and into a trap, and into a recompense unto them,
10 Darkened be their eyes, not to see, and, their back, do thou continually bow down.
11 I say thenDid they stumble in order that they might fall? Far be it! But, by their fall, salvation unto the nations, to the end of provoking them to jealousy.
12 If, moreover, their fail, is the riches of a world, and their loss, the riches of nations, how much rather their fullness?
13 Unto you, however, am I speaking,you of the nations; inasmuch, indeed, then, as, I, am an apostle to the nations, my ministry, I glorify,
14 If by any means I may provoke to jealousy my own flesh, and save some from among them;
15 For, if, the casting away of them, hath become the reconciling of a world, what shall, the taking of them in addition, be, but life from among the dead?
16 If, moreover, the first fruit also.
17 If, however, some of the branches, have been broken out, and, thou, being a wild olive hast been grafted in among them, and hast become a joint partaker of the root of the fatness of the olive,
18 Be not boasting over the branches! Howbeit, if thou boast, it is not, thou, that bearest the root, but the root, thee!
19 Thou wilt say, thenBranches were broken out in order that, I, might he grafted in.
20 Well: by their want of faith, they have been broken out,and, thou, by thy faith, dost stand!Regard not lofty things, but be afraid;
21 For, if, God, hath not spared, the natural branches, neither, thee, will he spare!
22 See, then, the kindness and the severity of God: upon them who have fallen, severity,but, upon thee, the kindness of God, if thou abide still in the kindness,otherwise, thou also, shalt he cut out;
23 Whereas, they also, unless they abide still in their want of faith, shall be grafted in, for God is, able, again to engraft them!
24 For, if, thou, out of the naturally wild olive was cut out, and, beyond nature, hast been engrafted into the good olive, how much rather, shall these, the natural be engrafted into their own olive tree?
25 For I wish not, ye should be ignorant, brethren, of this sacred secret, lest within yourselves ye be presumptuous, that, a hardening in part, hath befallen Israel, until, the full measure of the nations, shall come in;
26 And, so, all Israel shall be saved: even as it is writtenThere shall have come out of Zion the Deliverer,He will turn away ungodliness from Jacob;
27 And, this, for them, is the covenant from me, as soon as I take away their sins.
28 As touching the joyful-message, indeed, they are enemies for your sake, but, as touching the election, beloved for their fathers sake;
29 For, not to be regretted, are the gifts and the calling of God:
30 For, just as, ye, at one time had not yielded unto God, and yet now have received mercy by their refusal to yield,
31 So, these also, have now refused to yield, by your own mercy, in order that, themselves also, should now become objects of mercy;
32 For God hath shut up all together, in a refusal to yield, in order that, upon all, he may bestow mercy.
33 Oh! the depth of the riches and wisdom and knowledge of God! How unsearchable his judgments! and untraceable his ways!
34 For who hath come to know the mind of the Lord? Or who hath become his counselor?
35 Or who hath first given unto him, and it shall be recompensed to him again?
36 Because, of him, and through him, and unto him, are all things:unto him, be the glory, unto the ages. Amen!