1 Mas o ser judeu não terá então benefício nenhum? Terá algum valor a circuncisão?

2 O ser judeu tem muitas vantagens. Sobretudo, porque foi aos judeus que Deus confiou a revelação da sua mensagem.

3 É verdade que muitos foram infiéis; mas não é que Deus não cumprisse as suas promessas.

4 De maneira nenhuma. Ainda que todo o mundo seja mentiroso, Deus nunca o será. Como está escrito: As tuas palavras são verdadeiras; e o teu julgamento é justo.

5 Mas, dirá alguém, os nossos pecados servem um bom propósito: as pessoas verão a bondade de Deus quando ele declara que nós pecadores somos inocentes. Não será então injusto Deus castigar-nos quando pecarmos? (Isto é o que alguns dizem.) De forma alguma! Como poderia ele assim julgar o mundo? Evidentemente que não poderia nem julgar-me nem condenar-me como pecador se afinal a minha maldade, por contraste com a sua justiça, lhe trouxesse louvor. Nessa ordem de ideias, podíamos dizer que, quanto pior eu fosse, melhor seria. Há quem diga que é isso que pregamos! Os que dizem tais coisas certamente não escaparão à justa condenação de Deus.

9 Bem, mas nós os judeus seremos melhores do que os outros? Certamente que não, pois já demonstrámos que todos são pecadores, sejam judeus ou outros povos

19 Nós sabemos que a lei aplica-se apenas àqueles para quem foi dada. E nem um só tem desculpa. Com efeito até o mundo inteiro está sujeito ao julgamento de Deus

20 Como vêem ninguém pode ser declarado justo aos olhos de Deus por fazer o que a lei ordena. Porque quanto mais conhecemos as leis de Deus, mais as suas leis nos fazem ver que somos pecadores.

21 Mas agora Deus mostrou-nos uma maneira diferente de ser justo aos seus olhos - não por obedecer à lei mas pela maneira prometida nas Escrituras há muito tempo.,

22 Esta justiça de Deus vem pela fé em Jesus Cristo a todos que crêem. E todos nós podemos ser salvos nesta mesma maneira, não importa quem somos ou o que fizemos

23 Porque todos pecaram, tendo perdido o direito de acesso à glória de Deus.

24 E pela sua bondade, que não merecemos, nos declara inocentes da culpa, pela obra de Jesus Cristo, o qual nos liberta dos nossos pecados, sem nada pagarmos para beneficiar disso.

25 Na verdade Deus enviou Jesus Cristo para suportar o castigo que mereciam os nossos pecados e assim anular a justa cólera de Deus contra nós. Somos tornados justos perante Deus quando cremos que Jesus derramou o seu sangue, sacrificando a sua vida por nós. Deus foi assim inteiramente justo quando não castigou aqueles que pecaram em tempos antigos, porque aguardava o tempo em que Cristo havia de vir revelar inteiramente a sua justiça. E agora ele pode receber os pecadores porque Jesus tirou os seus pecados.

26 Mas não haverá injustiça em deixar livres os pecadores, considerando-os inocentes? Não, porque Deus faz isso baseando-se na confiança que eles depositam em Jesus Cristo, o qual tirou os seus pecados.

27 Poderemos nós então gabarmo-nos de ter feito alguma coisa para ganhar essa salvação? Com certeza que não. E porquê? Porque a nossa absolvição não se baseia nas nossas obras, mas na fé nele. É assim pois que somos salvos pela fé em Cristo e não por obediência à lei.

29 E será que são apenas os judeus que Deus salva desta maneira? Não, os outros povos também.

30 Há um só Deus e uma única maneira de ser aceite por ele. Deus faz as pessoas justas consigo próprio apenas pela fé, quer sejam judeus quer sejam gentios.

31 Pois bem, então se somos salvos pela fé, quer isso dizer que já não precisamos de obedecer às leis de Deus? É justamente o contrário! Com efeito, somente quando temos fé estamos a confirmar o valor da lei.

1 What, then, is the preeminence of the Jew? Or what, the profit of his circumcision?

2 Much, every way:First, indeed, that they were entrusted with the oracles of God.

3 For what? If some distrusted, shall their distrust make, the trust of God, void?

4 Far be it! But let, God, prove to be, true, albeit, every man, be false! Even as it is writtenThat thou mightest be declared righteous in thy words, and overcome when thou art in judgment.

5 But, if, our unrighteousness, commendeth, Gods righteousness, what shall we say? Surely, not unrighteous, is God who visiteth with his anger? After the manner of men, I am speaking,

6 Far be it! Else how shall God judge the world?

7 But, if, the truth of God, by my falsehood, hath the more abounded unto his glory, why, any longer, am, even I, as a sinner, to be judged?

8 And why not, according as we are injuriously charged, and according as some affirm that we say, Let us do the bad things, that the good ones may come? whose sentence is, just.

9 What then? do we screen ourselves? Not at all! For we have before accused both Jews and Greeks of being, all under sin;

10 Even as it is writtenthere is none righteous, not even one,

11 There is none that discerneth, There is none that seeketh out God:

12 All, have turned aside, together, have become useless, There is none that doeth kindness, not so much as one:

13 A sepulchre opened, is their throat, with their tongues, have they used deceit, the poison of asps, is under their lips,

14 Whose mouth, of cursing and bitterness, is full,

15 Swift, are their feet to shed blood;

16 Destruction and misery, are in their ways,

17 And, the way of peace, have they not known:

18 There is no fear of God before their eyes.

19 Now we know that, whatsoever things the law saith, to them who are within the law, it speaketh, in order that, every mouth, may be stopped and all the world come, under penal sentence, unto God.

20 Inasmuch as, by works of law, shall no flesh be declared righteous before him,through law, in fact, is discovery of sin.

21 But now, apart from law, a righteousness of God hath been manifested, borne witness to by the law and the prophets,

22 A righteousness of God, through faith in Jesus Christ, unto all that have faith; for there is no distinction,

23 For, all, have sinned and fall short of the glory of God;

24 Being declared righteous freely by his favour through the redemption that is in Christ Jesus:

25 Whom God hath set forth as a propitiatory covering, through faith in his blood, for a showing forth of his righteousness, by reason of the passing-by of the previously committed sins,

26 In the forbearance of God,with a view to a showing forth of his righteousness in the present season, that he might be righteous even when declaring righteous him that hath faith in Jesus.

27 Where, then, the boasting! It is excluded. Through what kind of law? Of works? Nay! but through a law of faith:

28 For we reckon that a man is to be declared righteous by faith, apart from works of law.

29 Or, the God, of Jews only, and not of the nations also? Yea! of the nations also:

30 If, at all events, God is one, who will declare righteousthe circumcision by faith, and the uncircumcision through their faith.

31 Do we then make, law, void through means of our faith? Far be it! On the contrary, law, we do establish!