1 Quais foram as experiências de Abraão, o fundador da nossa nação judaica, com respeito a esta questão de ser salvo pela fé? Terá sido por causa das suas obras que Deus o aceitou? Se assim fosse, ele teria alguma coisa de que se gabar. Mas do ponto de vista de Deus, Abraão não tinha nenhum fundamento para se orgulhar.
3 O que as Escrituras nos dizem é que Abraão creu em Deus, e que foi por isso que Deus o declarou justo.
4 Quando uma pessoa trabalha, o seu salário não é uma oferta. Os trabalhadores ganham aquilo que merecem.
5 Mas as pessoas são declaradas justas por causa da sua fé, não por causa das suas obras.
6 O rei David falou a este respeito, descrevendo a felicidade de um pecador que é declarado perdoado por Deus:
9 E essa bênção é dada somente aos judeus, ou também para os não-judeus? Quanto a Abraão sabemos que ele recebeu essa bênção por meio da fé. E como ter a certeza de que assim foi, e que não foi também por ter observado as leis judaicas?
10 Então vejamos: Quando foi que Deus deu esta bênção a Abraão? Foi antes de se submeter ao rito da circuncisão judaica.
11 Essa cerimónia, que cumpriu mais tarde, foi um sinal de que Deus já o declarara perdoado e justificado aos seus olhos, antes da cerimónia ter lugar. É assim que Abraão é o pai espiritual de todos os que crêem e são salvos, independentemente de obedecerem às leis judaicas. Mas é também o pai espiritual dos judeus, os quais são circuncidados. Eles podem ver por este exemplo que não é esse rito que os salva, porque Abraão achou a misericórdia de Deus só pela fé, antes de ter sido circuncidado.
13 É claro, portanto, que a promessa de Deus de dar o mundo a Abraão e aos seus descendentes não foi por Abraão ter guardado a lei, mas porque creu que Deus cumpriria a sua promessa.
14 Portanto os que ainda pretendem que as bênçãos de Deus vão para os que são cumpridores legais, é como se afirmassem que a fé é inútil e que a promessa de Deus não tem validade.
15 Porém o facto é este: que a lei traz-nos condenação, porque nunca conseguimos obedecer-lhe sem falhar alguma vez. A única maneira de não falhar, na verdade, seria não haver lei nenhuma!
16 Assim, a promessa de Deus é-nos dada pela fé, como uma oferta gratuita; e podemos estar certos de a obter, sejamos ou não seguidores dos costumes judaicos, desde o momento em que tenhamos uma fé semelhante à de Abraão. Porque em relação à fé, Abraão é pai de todos nós. É esse o significado das Escrituras quando dizem: Por pai de muitas nações te constitui. Esta promessa é feita por Deus mesmo, o qual faz com que os mortos vivam de novo, e chama as coisas que não são como se já fossem!
18 Portanto, quando Deus disse a Abraão que teria muitos descendentes, tornando-se pai de muitas nações, Abraão creu em Deus, ainda que tal promessa lhe parecesse impossível! E porque a sua fé se manteve firme não se preocupou com o facto de estar demasiado velho para vir a ser pai com cem anos de idade, e de que Sara, sua mulher, com noventa anos , também estava já fora da idade de ter filhos.
20 Mas Abraão nunca duvidou. Ele acreditava em Deus, e a sua fé se fortaleceu até, e pôde assim louvar Deus por essa bênção ainda antes de ela se concretizar
21 Ele estava certíssimo de que Deus era poderoso para cumprir tudo o que tinha prometido. E em razão da sua fé, Deus considerou-o justificado.
23 Ora acontece que esta afirmação de ser aceite por meio da fé não foi feita só em benefício de Abraão. Ela também é para nós, os que cremos em Deus que ressuscitou da morte Jesus nosso Senhor; o qual foi entregue à morte por causa das nossas transgressões e ressuscitou para que pudéssemos ser considerados justos aos olhos de Deus.
1 What then shall we sayas touching Abraham our forefather?
2 For, if Abraham by works was declared righteous, he hath whereof to boast;nevertheless, not towards God,
3 For what doth the Scripture say? And Abraham believed in God, and it was reckoned unto him as righteousness.
4 Now, unto him that worketh, the reward is not reckoned by way of favour but by way of obligation,
5 Whereas, unto him that worketh not but believeth on him that declareth righteous the ungodly, his faith is reckoned as righteousness.
6 Just as David also affirmeth the happiness of the man unto whom God reckoneth righteousness apart from works:
7 Happy, they whose lawlessnesses have been forgiven and whose sins have been covered,
8 Happy, the man whose sin the Lord will in nowise reckon.
9 This happiness, then, for the circumcision, or for the uncircumcision? for we sayHis faith was reckoned unto Abraham as righteousness:
10 How, then, was it reckoned? When he was in circumcision or in uncircumcision? Not in circumcision, but in uncircumcision;
11 And, a sign, he received of circumcision, a seal of the righteousness of the faith which he had while yet uncircumcised; to the end he might be father of all that believe during uncircumcision, to the end the same righteousness might be reckoned unto them,
12 And father of circumcisionunto them who are not of circumcision only, but who also walk in the steps of the faith, while yet uncircumcised, of our father Abraham.
13 For, not through means of law, doth the promise belong unto Abraham or unto his seed,that he should be heir of thee world; but, through a righteousness by faith.
14 For, if they who are of law are heirs, made void is faith and of no effect is the promise.
15 For, the law, worketh out anger, but, where there is no law, neither is there transgression.
16 For this cause, it is by faith, in order that it may be by way of favour, so that the promise is firm unto all the seed,not unto that by the law only, but unto that also
17 Even as it is writtenFather of many nations, have I appointed thee: before him whom he believedGod, who causeth the dead to live, and calleth the things that are not as things that are:
18 Who, past hope, upon hope believed, so that he became father of many nations,according to what had been saidSo shall be thy seed;
19 And, without becoming weak in his faith, he attentively considered his own body, already deadenedhe being a hundred years old, the deadening also of Sarahs womb;
20 In respect, however, of the promise of God, he was not led to hesitate by unbelief, but received power by his faith, giving glory unto God,
21 And being fully persuaded (that),what he hath promised, able is he also to perform:
22 Wherefore also , it was reckoned unto him as righteousness.
23 Now it was not written for his sake alone that it was reckoned unto him,
24 But for our sakes alsounto whom it is to be reckoned,even unto them that believe upon him who raised Jesus our Lord from among the dead:
25 Who was delivered up on account of our offences and was raised on account of the declaring us righteous.