1 Pensem assim: Um herdeiro, enquanto for criança, não tem vantagens, em relação aos criados da casa, no que diz respeito às riquezas que virá a receber mais tarde.

2 Na realidade ele continua dependente da autoridade dos administradores dos bens e dos seus educadores, até ao tempo determinado pelo pai.

3 Assim acontecia connosco quando éramos como essa criança: Estávamos submetidos à força das leis e cerimónias judaicas e àqueles princípios rudimentares pelos quais se regem os não-cristãos.

4 Mas quando chegou o tempo determinado, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, e sujeito à lei judaica, para comprar a liberdade para nós que estávamos sob as imposições dessa lei, a fim de poder adoptar-nos como filhos

6 E visto que agora somos seus filhos, Deus mandou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, pelo qual temos o direito de nos dirigirmos a Deus e de lhe falar como a um Pai a quem amamos.

7 É assim que já não somos como meros criados, mas somos filhos. E toda a herança de Deus nos pertence.

8 Antes de conhecerem Deus, vocês os gentios serviam, como escravos, os que por natureza não são deuses

9 Mas agora que conhecem o verdadeiro Deus (ou melhor até, que Deus vos reconhece como seus filhos), como é possível que queiram voltar atrás e tornarem-se escravos, de novo, dessas exigências fracas e sem valor?;

10 Respeitam determinados dias e meses, períodos lunares e anos! Receio bem que todo o meu trabalho em vosso benefício tenha sido em vão!

12 Irmãos, peço-vos que se libertem, como eu, que também fui um escravo dessas coisas como vocês. Sempre nos entendemos bem

13 Lembram-se que nessa altura me encontrava muito doente, quando vos anunciei o evangelho pela primeira vez.

14 E vocês até podiam ter sido levados a não se interessarem e a afastarem-se de uma pessoa enfraquecida, como era o meu caso. Mas não. Antes me receberam e cuidaram de mim como se eu fosse um anjo de Deus, como se fosse Jesus Cristo mesmo.

15 E então, que é feito desses tempos felizes que vivemos juntos? Não estou a exagerar; naquela altura senti bem que vocês teriam até dado os vossos próprios olhos, se isso fosse possível.

16 Seria então agora que vocês iriam considerar-me vosso inimigo pelo facto de eu vos dizer a verdade?

17 Podem ter a certeza que essa gente que anda fazendo tudo para vos ganhar as simpatias não está a agir para o vosso bem. No fundo o que pretendem é fazer com que vocês se afastem de mim e que o vosso zelo se concentre nas pessoas deles.

18 Na verdade é bom ser-se zeloso para fazer o bem, especialmente quando eu não estou presente

19 Eu estou a sofrer de novo por vossa causa, meus filhos, como uma mãe que espera o seu filho que vai nascer; pois desejo ardentemente que Cristo viva de novo na vossa vida

20 Bem gostaria de estar agora junto de vocês, e aí eu saberia encontrar a melhor maneira de vos falar. Porque na verdade eu nem sei o que pense a vosso respeito.

21 Digam-me, os que insistem em se submeter à obediência à lei judaica: não compreendem vocês o seu verdadeiro significado?

22 Diz lá que Abraão teve dois filhos: um da escrava e outro de sua mulher que era livre. Mas houve uma diferença entre o nascimento do filho desta última e o da escrava:

23 o filho da mulher escrava nasceu duma tentativa humana para fazer cumprir a promessa de Deus. Mas o filho da mulher livre nasceu como o cumprimento do próprio Deus da sua promessa.

24 Ora estas duas mulheres representam os dois pactos que Deus fez com o povo. Agar, a mulher escrava, representa o Monte Sinai, onde o povo inicialmente se tornou escravo da lei.,

25 E agora Jerusalém é exactamente como o Monte Sinai, na Arábia, porque ela e seus filhos vivem na escravidão.

26 Mas Sara, a mulher livre, representa a Jerusalém celestial. Ela é a nossa mãe

28 Pois vocês, irmãos, são esses filhos prometidos por Deus, tal como Isaque. E tal como acontecia naquele tempo, em que o filho nascido segundo a ordem natural perseguia aquele que veio ao mundo segundo o Espírito de Deus, assim é também agora.

30 Mas que diz a Escritura? Manda embora a escrava mais o seu filho, pois que este não poderá herdar juntamente com o filho da mulher livre.m

31 Portanto, meus irmãos, nós não somos filhos da escrava, mas da livre.

1 But I say:for as long a time as, the heir, is an infant, he differeth, nothing, from a servant, though, lord of all,

2 But is, under guardians, and stewards, until the fore-appointed of the father:

3 So also, we, when we were infants, under the elementary principles of the world, were held in servitude;

4 But, when the fulness of the time came, God sent forth his Son, who came to be of a woman, who came to be under law,

5 That, them who were under law, he might redeem, that, the sonship, we might duly receive;

6 And, because ye are sons, God hath sent forth the Spirit of his Son into our hearts, exclaiming, Abba! Oh Father!

7 So that, no longer, art thou a servant, but a son; and, if a son, an heir also, through God.

8 But, at that timenot knowing God, ye were in servitude unto them who, by nature, are not Gods;

9 Whereas, now, having acknowledged God,or rather, having been acknowledged by God, how turn ye back again unto the weak and beggarly elementary principles, unto which, over again, ye are wishing, to come into servitude?

10 Days, ye do narrowly observer, and months, and seasons, and years:

11 I am afraid of youlest by any means, in vain, I should have toiled for you!

12 Become ye as, I, because, I also, as, ye,brethren, I entreat you. Not at all, have ye wronged me.

13 Howbeit ye know that, by reason of a weakness of the flesh, I myself announced the glad-message unto you, formerly;

14 And, your trial, in my flesh, ye despised not, neither spat ye , but, as a messenger of God, ye welcomed meas Christ Jesus.

15 Where, then, is the happiness ye accounted yours? For I bear you witnessthat, if possible, your eyes, ye would have dug out, and given unto me.

16 So then, your enemy, have I become, by dealing truthfully with you?

17 They shew a zeal for you, not honourably, but wish, to shut you out, in order that ye may be zealous for, them.

18 Howbeit it is, honourable, to show zeal in what is honourable at all times, and not only when I am present with you;

19 My dear children! for whom I, again, am in birth-pains, until Christ be formed within you;

20 I could wish, however, to be present with you, even now, and to change my voice,because I am perplexed regarding you.

21 Tell me! ye who, under law, are wishing to be: The law, do ye not hear?

22 For it is written, that, Abraham, had two sonsone by the bondmaid, and one by the free woman;

23 But, he that was of the bondmaid, after the flesh, had been born, whereas, he that was of the free woman, through means of a promise.

24 Which things, indeed, may bear another meaning; for, the same, are two covenants,one, indeed, from Mount Sinai, into bondage, bringing forth, the which is Hagar,

25 And, the Hagar, is Mount Sinai, in Arabia,she answereth, however, unto the present Jerusalem, for she is in bondage with her children;

26 But, the Jerusalem above, is free,the which is our mother;

27 For it is writtenBe gladdened, O barren one! that wast not giving birth, break forth and shout, thou that wast not in birth-pains,because, more, are the children of the deserted one, than of her that had the husband.

28 And, we, brethren, after the manner of Isaac, are children of a promise.

29 But, just as, then, he that after the manner of the flesh had been born, did persecute him who after the manner of the Spirit, thus, also now.

30 But, what saith the scripture? Cast out the serving woman and her son; for in nowise shall the son of the serving woman inherit with the son of the free.

31 Wherefore, brethren, we are not children of a serving woman, but of the free: