1 Busca seu próprio desejo aquele que se separa; ele insurge-se contra a verdadeira sabedoria. 2 Não toma prazer o tolo no entendimento, senão em que se descubra o seu coração. 3 Vindo o ímpio, vem também o desprezo; e, com a ignomínia, a vergonha. 4 Águas profundas são as palavras da boca do homem, e ribeiro transbordante é a fonte da sabedoria. 5 Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, para derribar o justo em juízo. 6 Os lábios do tolo entram na contenda, e a sua boca brada por açoites. 7 A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios, um laço para a sua alma. 8 As palavras do linguareiro são como doces bocados, e elas descem ao íntimo do ventre. 9 Também o negligente na sua obra é irmão do desperdiçador. 10 Torre forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo e estará em alto retiro. 11 A fazenda do rico é sua cidade forte e, como um muro alto, na sua imaginação. 12 Antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem; e, diante da honra, vai a humildade. 13 Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha. 14 O espírito do homem aliviará a sua enfermidade, mas ao espírito abatido, quem o levantará? 15 O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a ciência. 16 O presente do homem alarga-lhe o caminho e leva-o à presença dos grandes. 17 O que primeiro começa o seu pleito justo parece; mas vem o seu companheiro e o examina. 18 A sorte faz cessar os pleitos e faz separação entre os poderosos. 19 O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como ferrolhos de um palácio. 20 Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios se fartará. 21 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. 22 O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do Senhor. 23 O pobre fala com rogos, mas o rico responde com durezas. 24 O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão.

1 L'homme qui s'isole ne fait que suivre ses caprices: il s'insurge contre tout ce qui est raisonnable.

2 Le fou ne veut pas de la raison: il ne demande qu'à mettre à nu son cœur.

3 Le méchant entraîne le mépris à sa suite; la honte accompagne le manque de dignité.

4 Ce sont des eaux profondes que les paroles d'une bouche humaine, un torrent jaillissant, une source de sagesse.

5 Prendre parti pour le méchant, évincer le juste de ses droits, est bien mal agir.

6 Les lèvres du sot entraînent des disputes, et sa bouche appelle les coups.

7 La bouche du sot cause sa ruine, et ses lèvres sont un piège pour sa personne.

8 Les paroles d'un boutefeu sont comme des coups qui retentissent au plus profond des entrailles.

9 Apporter de la négligence dans son travail suffit pour être l'émule d'un artisan de ruines.

10 Le nom du Seigneur est une tour fortifiée: le juste s'y réfugie et est hors d'atteinte.

11 La fortune est une place forte pour le riche, un rempart tutélaire, à ce qu'il s'imagine.

12 Lorsque s'enfle le cœur de l'homme, sa ruine est proche; l'honneur suit de près l'humilité.

13 Répondre avant d'avoir entendu, c'est une folie et une cause de confusion.

14 Un esprit viril sait supporter la maladie; mais un esprit abattu, qui le soutiendra?

15 Le cœur bien inspiré acquiert la science; l'oreille des sages est avide de savoir.

16 Les cadeaux ouvrent un facile accès à l'homme et le font arriver jusqu'aux grands.

17 Qui parle le premier dans un procès a raison; vienne la partie adverse, on approfondit la cause.

18 Le sort met fin aux disputes et tranche le débat entre les puissants.

19 Un frère infidèle est pire qu'une ville forte, les disputes, que les verrous d'un château-fort.

20 De l'usage de la parole dépend la nourriture de l'homme; il s'alimente du produit de ses lèvres.

21 La mort et la vie sont au pouvoir de la langue; ceux qui aiment l'exercer en goûtent les fruits.

22 Qui a trouvé une femme distinguée a trouvé le bonheur et a obtenu une faveur de l'Eternel.

23 Le pauvre parle en suppliant, le riche répond avec dureté.

24 Avoir beaucoup d'amis nuit; mais tel ami est plus attaché qu'un frère.