2 Que todo o Israel o louve, repetindo isto mesmo: A sua bondade é sem limites!
3 E também os sacerdotes, da família de Arão, que digam a mesma coisa: A sua misericórdia dura para sempre!.
4 Da mesma forma, os que honram o Senhor devem repetir: A sua misericórdia é eterna!
6 O Senhor está comigo! Não tenho razão nenhuma para recear, seja o que for, que me possam fazer os homens!
7 O Senhor está comigo, dando ajuda a todos os que me apoiam. Tenho a certeza de que triunfarei sobre os que me querem mal.
8 É melhor confiar no Senhor do que confiar nos homens.
9 É melhor confiar no Senhor, do que nos chefes de uma nação.
10 Cercaram-me muitos povos, mas hei-de desabaratá-los pela força do seu nome!
11 Sim, cercaram-me, e tornaram-me a cercar, atacaram-me; mas pelo nome do Senhor destruí-os!
12 Cercaram-me, como abelhas, esvoaçando prontas para a ferroada. Mas foram liquidados tão rápida e completamente como espinhos secos ardendo no fogo! Porque era o poder do nome do Senhor que actuava.
13 O inimigo procurou impelir-me, para me fazer cair fatalmente. Mas o Senhor estava lá, a apoiar-me!
14 Deus é a minha força! Ele é o único assunto dos meus cânticos, porque me salvou!
15 Na habitação dos que servem o Senhor ouvem-me cantar com toda a alegria, agradecendo Deus pela sua salvação, e porque o seu braço forte e eficaz, faz coisas maravilhosas!
16 Ele actua sempre de forma sublime, de forma gloriosa!
17 Eu sei que não hei-de morrer agora, mas continuarei a viver para poder cantar a todo o mundo as obras do Senhor!
18 O Senhor castigou-me muito, mas não me entregou à morte!
19 Abram-me as portas do templo, no qual se conhece a justiça de Deus.
20 Aí entrarei e dir-lhe-ei todo o meu profundo reconhecimento! Essas portas são o caminho para a presença do Senhor; por elas passam todos os que amam e obedecem a Deus.
21 Senhor, eu te agradeço porque me salvaste, porque me ouviste.
22 A pedra que os construtores rejeitaram foi afinal aquela que veio a tornar-se a pedra fundamental do edifício!
23 Isto foi outra obra que o Senhor fez, e que até nos parece espantosa!
24 Este é o dia que o Senhor fez. Alegremo-nos, pois, rejubilemos todos com isso!
25 Salva-nos, Senhor, nós te pedimos! Faz-nos prosperar contigo! Nós te rogamos!
26 Louvado seja esse que aí vem em nome do Senhor! Sê feliz e vitorioso no templo de Deus!
27 O Senhor é Deus, e fez a sua luz brilhar sobre nós. Tragam a vítima para o sacrifícioe atem-na com cordas às pontas do altar.
28 Tu és o meu Deus, e louvar-te-ei;dar-te-ei toda a honra.
29 Dêem graças ao Senhor porque ele é bom! O seu amor é eterno!
1 Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade é para sempre.
2 Diga, agora, Israel que a sua benignidade é para sempre. 3 Diga, agora, a casa de Arão que a sua benignidade é para sempre. 4 Digam, agora, os que temem ao Senhor que a sua benignidade é para sempre.
5 Invoquei o Senhor na angústia; o Senhor me ouviu e me pôs em um lugar largo. 6 O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem. 7 O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam; pelo que verei cumprido o meu desejo sobre os que me aborrecem. 8 É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. 9 É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes.
10 Todas as nações me cercaram, mas no nome do Senhor as despedacei. 11 Cercaram-me e tornaram a cercar-me; mas no nome do Senhor eu as despedacei. 12 Cercaram-me como abelhas, mas apagaram-se como fogo de espinhos; pois no nome do Senhor as despedacei. 13 Com força me impeliste para me fazeres cair, mas o Senhor me ajudou. 14 O Senhor é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou.
15 Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do Senhor faz proezas. 16 A destra do Senhor se exalta, a destra do Senhor faz proezas. 17 Não morrerei, mas viverei; e contarei as obras do Senhor. 18 O Senhor castigou-me muito, mas não me entregou à morte.
19 Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas e louvarei ao Senhor. 20 Esta é a porta do Senhor, pela qual os justos entrarão. 21 Louvar-te-ei porque me escutaste e me salvaste.
22 A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se cabeça de esquina. 23 Foi o Senhor que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos. 24 Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.
25 Oh! Salva, Senhor, nós te pedimos; ó Senhor, nós te pedimos, prospera! 26 Bendito aquele que vem em nome do Senhor; nós vos bendizemos desde a Casa do Senhor.
27 Deus é o Senhor que nos concedeu a luz; atai a vítima da festa com cordas e levai-a até aos ângulos do altar. 28 Tu és o meu Deus, e eu te louvarei; tu és o meu Deus, e eu te exaltarei. 29 Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade é para sempre.