1 Eu digo a verdade em Cristo, eu não minto; a minha consciência também me dá testemunho no Espírito Santo,
2 que eu tenho grande pesar e contínua tristeza no meu coração.
3 Porque eu mesmo desejava ser amaldiçoado de Cristo, por meus irmãos, meus parentes segundo a carne;
4 que são israelitas, aos quais pertence a adoção, e a glória, e os pactos, e a entrega da lei, e o serviço de Deus, e as promessas;
5 dos quais são os pais, e dos quais, segundo a carne, veio Cristo, que é sobre todos, Deus bendito para sempre. Amém.
6 Não, porém, que a palavra de Deus tenha perdido o seu efeito, porque nem todos os que são de Israel são israelitas.
7 Nem por serem a semente de Abraão, são todos filhos; mas, em Isaque será chamada a tua semente.
8 Isto é: Os que são filhos da carne, estes não são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são considerados como semente.
9 Porque esta é a palavra da promessa: Por este tempo eu virei, e Sara terá um filho.
10 E não somente isso, mas também quando Rebeca concebeu de um, de nosso pai Isaque;
11 (porque, não tendo os filhos ainda nascido, nem tendo feito algo bom ou mal, para que o propósito de Deus pudesse permanecer segundo a eleição, não por obras, mas por aquele que chama),
12 isto foi dito a ela: O mais velho servirá ao mais jovem.
13 Como está escrito: Jacó eu tenho amado, mas Esaú eu tenho odiado.
14 O que diremos então? Há em Deus injustiça? De forma alguma!
15 Porque ele diz a Moisés: Eu terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e eu terei compaixão de quem eu tiver compaixão.
16 Assim, pois, não é daquele que quer, nem daquele que corre, mas de Deus, que manifesta misericórdia.
17 Porque a escritura diz a faraó: Para este mesmo propósito eu te levantei; para mostrar o meu poder em ti, e para que o meu nome seja declarado em toda a terra.
18 Portanto, ele tem misericórdia de quem ele quer ter misericórdia, e endurece a quem quer.
19 Tu dirás a mim então: Por que ele ainda achou culpa? Pois quem tem resistido à sua vontade?
20 Mas, ó homem, quem és tu, para que contestes a Deus? Dirá a coisa formada ao que a formou: Por que tu me fizeste assim?
21 Não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
22 E se Deus, disposto a demonstrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a destruição,
23 para que ele também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que antes ele já preparou para glória,
24 até nós, a quem ele chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
25 Assim como ele também diz em Oseias: Eu os chamarei meu povo, os quais não eram meu povo; e amada à que não era amada.
26 E acontecerá que, no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; ali serão chamados filhos do Deus vivo.
27 Isaías também clamava acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente será salvo;
28 porque ele concluirá a obra e a abreviará em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra.
29 E como Isaías disse antes: Se o Senhor Sabaoth não nos tivesse deixado semente, teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos semelhante a Gomorra.
30 O que diremos então? Que os gentios, que não seguiam a justiça, alcançaram justiça, a justiça que é pela fé.
31 Mas Israel, que seguia a lei da justiça, não alcançou a lei da justiça.
32 Por quê? Porque eles não a buscaram pela fé, mas como que pelas obras da lei; pois eles tropeçaram na pedra de tropeço.
33 Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de ofensa; e todo aquele que crer nela não será envergonhado.
1 I tell [the] truth in Christ, I do not lie, my conscience also bearing me witness in [the] Holy Spirit,
2 that I have great heaviness and continual pain in my heart.
3 For I myself was wishing to be accursed from Christ for my brothers, my kinsmen according to the flesh,
4 who are Israelites; to whom [belong] the adoption, and the glory, and the covenants, and the giving of the Law, and the service [of God], and the promises;
5 whose [are] the fathers, and of whom [is] the Christ according to flesh, He being God over all, blessed forever. Amen.
6 Not however that the word of God has failed, for not all those of Israel [are] Israel;
7 nor because they are the seed of Abraham [are they] all children. But, In Isaac shall your Seed be called.
8 That is, not the children of the flesh [are] children of God; but the children of the promise [are] counted for a seed.
9 For this [is] the word of promise: At this time I will come and Sarah shall have a son.
10 And not only [this], but when Rebekah also had conceived by one, by our father Isaac
11 (for [the children] had not yet been born, neither had done any good or evil; but that the purpose of God according to election might stand, not of works but of Him who called,)
12 it was said to her, The elder shall serve the younger.
13 As it is written, Jacob have I loved, but Esau have I hated.
14 What shall we say then? [Is there] not unrighteousness with God? Let it not be!
15 For He said to Moses, I will have mercy on whom I will have mercy, and I will have compassion on whom I will have compassion.
16 So then [it is] not of the [one] willing, nor of the [one] running, but of God, the [One] showing mercy.
17 For the Scripture says to Pharaoh, Even for this same purpose I have raised you up, that I might show My power in you, and that My name might be declared throughout all the earth.
18 Therefore He has mercy on whom He will [have mercy], and whom He will, He hardens.
19 You will then say to me, Why does He yet find fault? For who has resisted His will?
20 No, but, O man, who are you who replies against God? Shall the thing formed say to Him who formed [it], Why have you made me this way?
21 Does not the potter have power over the clay, from the same lump to make one vessel to honor and another to dishonor?
22 [What] if God, willing to show His wrath and to make His power known, endured with much long-suffering the vessels of wrath fitted to destruction;
23 and that He might make known the riches of His glory on the vessels of mercy which He had before prepared to glory;
24 whom He also called, not only us, of Jews, but also of the nations?
25 As He also says in Hosea, I will call those not My people, My people; and those not beloved, Beloved.
26 And it shall be, in the place where it was said to them. You [are] not My people; there they shall be called sons of the living God.
27 Isaiah also cries concerning Israel, Though the number of the sons of Israel is as the sands of the sea, a remnant shall be saved.
28 For [He is] bringing [the] matter to an end, and cutting short in righteousness, because [the] Lord will make a short work on the earth.
29 And as Isaiah said before, Unless the Lord of hosts had left us a seed, we would have been as Sodom, and would have been like Gomorrah.
30 What shall we say then? That the nations, who did not follow after righteousness have taken on righteousness, but a righteousness of faith.
31 But Israel, who followed after a law of righteousness did not arrive at a law of righteousness.
32 Why? Because [it was] not of faith, but as it were by the works of the Law. For they stumbled at that Stumbling-stone;
33 as it is written, Behold, I lay in Zion a Stumbling-stone and a Rock-of-offense, and everyone believing on Him shall not be put to shame.