Isaías 2

1 Esta é uma visão que Isaías, filho de Amoz, teve acerca de Judá e Jerusalém:

2 Nos últimos dias, o monte da casa do S enhor será o mais alto de todos. Será elevado acima de todos os outros montes, e povos de todo o mundo irão até lá para adorar.

3 Gente de muitas nações virá e dirá: "Venham, vamos subir ao monte do S enhor , à casa do Deus de Jacó. Ali ele nos ensinará seus caminhos, e neles andaremos". Pois a lei do S enhor sairá de Sião; sua palavra virá de Jerusalém.

4 O S enhor será mediador entre os povos e resolverá os conflitos das nações. Os povos transformarão suas espadas em arados e suas lanças em podadeiras. As nações deixarão de lutar entre si e já não treinarão para a guerra.

5 Venham, descendentes de Jacó, vamos andar na luz do S enhor !

6 Pois tu, S enhor , rejeitaste teu povo, os descendentes de Jacó, porque encheram a terra com práticas do oriente e feiticeiros, como é costume dos filisteus; sim, fizeram acordos com nações estrangeiras.

7 Israel está cheia de prata e ouro; seus tesouros são incontáveis. Sua terra está cheia de cavalos de guerra; seus carros de combate não têm fim.

8 Sua terra está cheia de ídolos; o povo adora objetos que fez com as próprias mãos.

9 Por isso, agora serão humilhados, e todos serão rebaixados; não os perdoes!

10 Escondam-se em cavernas no meio das rochas, escondam-se no pó, para escaparem do terror do S enhor e da glória de sua majestade.

11 O orgulho humano será rebaixado, a arrogância humana será humilhada. Somente o S enhor será exaltado naquele dia de julgamento.

12 Pois o S enhor dos Exércitos tem um dia de acerto de contas. Ele castigará os orgulhosos e os poderosos e derrubará tudo que se exalta.

13 Cortará os cedros imponentes do Líbano e os grandes carvalhos de Basã.

14 Arrasará os montes altos e as colinas elevadas.

15 Derrubará as torres altas e os muros fortificados.

16 Afundará os grandes navios mercantes e todas as magníficas embarcações.

17 O orgulho humano será humilhado, a arrogância humana será rebaixada. Somente o S enhor será exaltado naquele dia de julgamento.

18 Os ídolos desaparecerão por completo.

19 Quando o S enhor se levantar para sacudir a terra, seus inimigos rastejarão para dentro de buracos no chão. Em cavernas no meio das rochas, se esconderão do terror do S enhor e da glória de sua majestade.

20 Naquele dia, abandonarão os ídolos de ouro e prata que eles próprios fizeram para adorar. Deixarão seus deuses para roedores e morcegos,

21 enquanto rastejam para dentro de cavernas e se escondem entre as rochas dos desfiladeiros. Tentarão escapar do terror do S enhor e da glória de sua majestade quando ele se levantar para sacudir a terra.

22 Não ponham sua confiança em simples mortais; são frágeis como um sopro. Que valor eles têm?

Copyright© 2017 por Editora Mundo Cristão. Todos os direitos reservados em língua portuguesa. A Nova Versão Transformadora (NVT) e seu logotipo são marcas registradas. Usados com permissão.